Phlebumps...
[b]...........FAÇA SEU LOGIN NO PHLEBUMPS...........[b]

......................NÃO TEM LOGIN???......................

.....................ENTÃO REGISTRE-SE.....................

........................................xD..............................

Participe do fórum, é rápido e fácil

Phlebumps...
[b]...........FAÇA SEU LOGIN NO PHLEBUMPS...........[b]

......................NÃO TEM LOGIN???......................

.....................ENTÃO REGISTRE-SE.....................

........................................xD..............................
Phlebumps...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

lista dos processadores atuais part III

Ir para baixo

lista dos processadores atuais part III Empty lista dos processadores atuais part III

Mensagem  .::Rafa::. Ter Fev 10, 2009 7:01 pm

Intel Core 2 Duo:

Os processadores Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme são baseados na nova microarquitetura Core, lançada para substituir a microarquitetura Netburst que era usada no Pentium 4 e processadores derivados deste. Neste tutorial listaremos todos os modelos já lançados destes processadores bem como as suas principais características técnicas.

A família dos processadores Core 2 é formada por três membros: Core 2 Duo, um processador de dois núcleos que substitui o Pentium 4 e o Pentium D; Core 2 Quad, que é formado por dois processadores Core 2 Duo em um mesmo invólucro sendo, portanto, um processador de quatro núcleos; e o Core 2 Extreme, que substitui o Pentium Extreme Edition, com modelos de dois e quatro núcleos. O Core 2 Extreme trabalha com clocks mais elevados e tem o multiplicador de clock destravado, o que permite fazer overclock alterando o multiplicador de clock do processador.

Cuidado para não confundir o processador Core 2 Duo com o Core Duo. O Core Duo (conhecido anteriormente pelo nome-código Yonah) é o nome comercial para um Pentium M com dois núcleos de processamento construído com tecnologia de 65 nm. Já o Core 2 Duo é o nome comercial para o processador que utiliza a microarquitetura Core da Intel. Para aprender mais sobre esta nova microarquitetura leia nossos tutoriais Por Dentro da Microarquitetura Core e Novas Características do Núcleo Penryn.

As principais características técnicas dos processadores da família Core 2 (Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme) são as seguintes:

* Arquitetura Core
* 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo
* Tecnologia de dois ou quatro núcleos.
* Tecnologia fabricação de 65 nm ou 45 nm.
* Soquete 775.
* Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.333 MHz (333 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 1.600 MHz (400 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock).
* 2 MB, 3 MB, 4 MB ou 6 MB de cache de memória L2 compartilhado. Nos processadores de quatro núcleos, cada par de núcleos tem seu próprio cache, compartilhado entre os dois núcleos mas independente dos outros dois.
* Tecnologia de Virtualização (exceto no Core 2 Duo modelos E4x00, E7x00 e E81xx).
* Tecnologia Intel EM64T.
* Instruções SSE3.
* Instruções SSE4.1 nos modelos de 45 nm.
* Execute Disable.
* Intelligent Power Capability.
* Tecnologia Enhanced SpeedStep.

Intel Core Duo:

O Core Duo (conhecido anteriormente pelo nome-código Yonah) foi o primeiro processador da Intel voltado para o mercado de notebooks a ter tecnologia de dois núcleos, isto é, dentro dele há dois processadores completos. Curiosamente este foi também o primeiro processador da Intel adotado pela Apple. Neste tutorial nós apresentaremos as principais características do Core Duo e do Core Solo e tabelas contendo todos os modelos já lançados.

Cuidado para não confundir o processador Core Duo com o Core 2 Duo. O Core Duo é o nome comercial para um Pentium M com dois núcleos de processamento construído com tecnologia de 65 nm. Já o Core 2 Duo é o nome comercial para o processador de nome-código Merom (para notebooks) ou Conroe (para desktops), que utiliza a nova microarquitetura Core da Intel, que é a mesma microarquitetura usada pelo Pentium M porém com novos recursos.

Na realidade este processador é um Pentium M com dois núcleos de processamento e construído com tecnologia de 65 nm (lembrando que o Pentium M é atualmente construído com tecnologia de 90 nm). Leia nosso tutorial Tecnologia de Núcleo Duplo da Intel para entender melhor sobre esta tecnologia. Leia nosso tutorial Todos os Modelos de Pentium M se você quiser comparar o Core Duo ao Pentium M. E, ainda, se você estiver interessado na arquitetura interna deste processador, leia o nosso tutorial Por Dentro do Pentium M.

Apesar de ter dois núcleos de processamento dentro de um único processador, o tamanho do núcleo do Core Duo é praticamente o mesmo do Pentium M (núcleo Dothan). Isto significa que o custo para a Intel produzir um Core Duo é quase o mesmo para produzir um Pentium M, que tem apenas um único núcleo. O Core Duo tem 151,6 milhões de transistores ocupando uma área de 90,3 mm2, enquanto o Pentium M com núcleo Dothan possui 140 milhões de transistores ocupando uma área de 87,66 mm2. Lembre-se que o Core Duo é construído com tecnologia de 65 nm, enquanto que o Pentium M é construído com tecnologia de 90 nm.

até a próxima !!!
continua part IV
.::Rafa::.
.::Rafa::.

Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos