Phlebumps...
[b]...........FAÇA SEU LOGIN NO PHLEBUMPS...........[b]

......................NÃO TEM LOGIN???......................

.....................ENTÃO REGISTRE-SE.....................

........................................xD..............................

Participe do fórum, é rápido e fácil

Phlebumps...
[b]...........FAÇA SEU LOGIN NO PHLEBUMPS...........[b]

......................NÃO TEM LOGIN???......................

.....................ENTÃO REGISTRE-SE.....................

........................................xD..............................
Phlebumps...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

lista dos processadores atuais part II

Ir para baixo

lista dos processadores atuais part II Empty lista dos processadores atuais part II

Mensagem  .::Rafa::. Ter Fev 10, 2009 6:57 pm

AMD Turion 64:

Lançado para ser o principal concorrente do Pentium M da Intel, o Turion 64 da AMD é um processador de baixo consumo voltado para o mercado de notebooks. Neste tutorial explicaremos quais são as principais diferenças entre o Turion 64 e o Athlon 64 Mobile e também mostraremos uma tabela com todos os modelos do Turion 64 e Turion 64 X2 lançados até hoje.

O Turion 64 é baseado na arquitetura do Athlon 64 e a principal diferença entre o Turion 64 e o Athlon 64 Mobile é o consumo: o Athlon 64 Mobile dissipa 65 W enquanto que o Turion 64 dissipa apenas 35 W (modelos ML), 31 W (modelos MK) ou 25 W (modelos MT). Uma outra diferença entre eles é a quantidade de memória cache L2, que é de 1 MB nos processadores Athlon 64 Mobile, enquanto que os processadores Turion 64 podem ter memória cache L2 de 512 KB ou 1 MB, dependendo do modelo.

Tanto o Turion 64 quanto o Athlon 64 Mobile possuem a tecnologia PowerNow! da AMD, que é similar a tecnologia Cool’n’Quiet usado pelos processadores desktop. Esta tecnologia altera o clock e a tensão de alimentação do processador de acordo com a carga de trabalho que esteja sendo realizada, de modo a economizar bateria. Como você pode ver, esta tecnologia compete com a tecnologia Enhanced SpeedStep da Intel.

As principais características do Turion 64 são as seguintes:

* O processador não é vendido com base em seu clock de operação, mas através de um “número de modelo”.
* 64 KB de cache de memória L1 de instruções e 64 KB de cache L1 de dados.
* 512 KB ou 1 MB de cache de memória L2, dependendo do modelo.
* Barramento HyperTransport trabalhando a 800 MHz (3,2 GB/s). Este clock pode também ser referenciado como “1.600 MHz”.
* Configuração de memória DDR single channel.
* Soquete 754 ou S1 (modelos MK-36 e MK-38).
* Podem acessar até 1 TB (terabyte) de memória RAM (barramento de endereços de 40 bits, 2^40 = 1 TB).
* Suporte às instruções MMX, 3Dnow!, SSE e SSE2 e SSE3.
* Tecnologia PowerNow!
* Tencnologia EVP (Enhanced Vírus Protection), também conhecida como “NX Bit Disable”, leia nosso tutorial sobre o assunto.
* Tecnologia de 90 nanômetros.

Como mencionamos, os processadores Turion 64 estão disponíveis em duas séries: ML, que tem consumo máximo (TDP, Thermal Design Power) de 35 W, e MT, que tem consumo máximo de 25 W. Quanto menor o consumo, maior será a autonomia da bateria do seu notebook.

AMD Opteron:

O Opteron é o processador da AMD voltado para o mercado de servidores. Os primeiros modelos do Opteron eram baseados na arquitetura AMD64 (também conhecida como X86-64 ou “hammer”), a mesma usada pelos processadores Athon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2, Turion e Sempron (os modelos de Sempron para soquete 462 não são baseados na arquitetura do Athlon 64). Os modelos mais novos do processador Opteron são baseados na nova microarquitetura K10 da AMD. Neste tutorial apresentaremos as principais características técnicas do Opteron bem como listaremos todos os modelos deste processador lançados até hoje.

A principal característica das arquiteturas AMD64 e K10 é a presença do controlador de memória dentro do próprio processador e não no chipset, como acontece com outros processadores.

Por causa desta arquitetura a comunicação entre o processador e os módulos de memória é feita através de um barramento dedicado, enquanto que a comunicação entre o processador e o chipset é feita através de um barramento independente, chamado HyperTransport (clique aqui para saber mais sobre o barramento HyperTransport).

Existem duas diferenças principais entre o Opteron e os outros processadores da AMD.

Primeiro, vários modelos do Opteron permitem o multiprocessamento simétrico (SMP), ou seja, permitem trabalhar com mais de um processador na placa-mãe, enquanto que os outros processadores não.

Os processadores Opteron são identificados através de um “número de modelo” e o primeiro dígito deste número indica qual é o grau de processamento simétrico que o processador aceita: os modelos do Opteron começando com “1” não permitem multiprocessamento simétrico, enquanto que os modelos começando com “2” permitem multiprocessamento simétrico com até 2 processadores (você pode instalar até dois processadores na mesma placa-mãe) e os modelos começando com “8” permitem multiprocessamento simétrico com até 8 processadores (você pode instalar até oito processadores na mesma placa-mãe).

Os processadores Opteron com suporte às memórias DDR usam um número de modelo de três dígitos; estes modelos têm um ou dois núcleos de processamento. Já processadores Opteron com suporte às memórias DDR2 usam um número de modelo de quatro dígitos; estes modelos podem ter dois ou quatro núcleos de processamento.

A segunda diferença principal é no número de barramentos HyperTransport suportados. Todos os processadores baseados na arquitetura AMD64 e os processadores Opteron iniciados com “1” têm apenas um barramento HyperTransport. Processadores Opteron iniciados com “2” têm dois barramentos HyperTransport (ou três, no caso dos processadores Opteron de quatro dígitos), enquanto que processadores Opteron iniciados com “8” têm três barramentos HyperTransport. Esses barramentos adicionais são usados para interconectar processadores quando há mais de um processador instalado na placa-mãe. Em nosso tutorial Por Dentro da Arquitetura AMD64 há uma explicação detalhada sobre este assunto.

Os processadores Opteron podem ser encontrados para vários tipos de soquete:

* Soquete 939: Existem alguns modelos de Opteron da série 1 para este soquete. Eles não passam de modelos do Athlon 64 ou do Athlon 64 X2 (se tiver dois núcleos) com outro nome. Estes modelos trabalham com memórias DDR comuns.
* Soquete 940: Estes modelos necessitam de memórias DDR “registradas” (isto é, com buffer), que são um tipo “especial” de memória para servidores.
* Soquete AM2: Existem alguns modelos do Opteron da série 1 para este soquete. Estes modelos trabalham com memórias DDR2 comuns.
* Soquete F: Estes modelos trabalham com memórias DDR2 “registradas” (isto é, com buffer), que são um tipo “especial” de memória para servidores.

Os primeiros Opteron, lançados para os soquetes 940 e 939, são chamados “Operon de primeira geração”. Já os processadores Opteron que trabalham com memórias DDR2 e são baseados na arquitetura AMD64 são chamados de “Opteron de segunda geração”. Já os processadores Opteron baseados na microarquitetura K10 são chamados “Opteron de terceira geração” e também trabalham com memórias DDR2.

Em todos os modelos do Opteron o controlador de memória usa dois canais (dual channel), ou seja, o processador acessa a memória a 128 bits, se dois módulos forem usados (ou se um número par de módulos de memória forem usados).

As principais características técnicas do Opteron são as seguintes:

* Suporte a Muliprocessamento Simétrico: até dois processadores nos modelos começando com “2” e até oito processadores nos modelos começando com “8”. Modelos começando com “1” não suportam multiprocessamento.
* 64 KB de cache de memória L1 de instruções e 64 KB de cache L1 de dados.
* 512 KB (processadores Opteron de terceira geração) ou 1 MB (todos os demais modelos) de cache de memória L2 por núcleo.
* 2 MB de cache de memória L3 (processadores Opteron de Terceira Geração).
* Barramento HyperTransport trabalhando a 800 MHz (3,2 GB/s) ou 1 GHz (4 GB/s). Esses clocks podem também ser referenciados como “1.600 MHz” ou “2.000 MHz”, respectivamente.
* Um barramento HyperTransport nos modelos da série 1, dois barramentos HyperTransport nos modelos da série 2 (ou três barramentos nos modelos de quatro dígitos) e três barramentos HyperTransport nos modelos da série 8.
* Configuração de memória em dois canais (você precisa instalar dois ou um número par de módulos de memória para usar este recurso).
* Podem acessar até 1 TB (terabyte) de memória RAM (barramento de endereços de 40 bits, 2^40 = 1 TB).
* Suporte às instruções MMX, 3Dnow!, SSE, SSE2, SSE3 (apenas nos modelos mais recentes) e SSE4 (somente nos processadores Opteron de terceira geração).
* Tencnologia EVP (Enhanced Vírus Protection), também conhecida como “NX Bit Disable”, leia nosso tutorial sobre o assunto.
* Tecnologia de virtualização AMD-V nos modelos de quatro dígitos.
* Alguns modelos possuem dois ou quatro núcleos. Esses modelos possuem dois ou quatro processadores dentro de um só. Leia nossos tutoriais Processadores de Núcleo Duplo da AMD e Por Dentro da Arquitetura K10 para aprender mais sobre estas tecnologias.

continuamos na parte III
.::Rafa::.
.::Rafa::.

Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos